Text preview for : gradiente pro 2000 mkii.pdf part of gradiente pro2000mk2 amplifier - manual original



Back to : gradiente pro 2000 mkii.r | Home

MANUAL DE INSTRUÇÕES
PRÓ - 2000 MK II
INTRODUÇÃO

Para obter do seu GRADIENTE PRO-2000 o máximo em entretenimento e desempenho, leia cuidadosamente estas instruções, que devem ser guardadas para futuras referencias. Instalar e operar o PRO-2000 não é complicado, mas a extraordinária flexibilidade dada por seus amplos recursos pode não ser totalmente aproveitada a menos que seu possuidor se familiarize com os controles e suas funções. Para facilitar a rápida identificação dos seus vários controles e acessos, todas as designações correspondentes neste manual estão grifadas, e aparecem escritas da mesma forma que no painel frontal e traseiro. Após retirar o aparelho da embalagem é de sua conveniência guardar o material empregado na mesma, pois servirá para proteger adequadamente o aparelho caso seja necessário transportá-lo ou despachá-lo no futuro. É necessário e importante que V. S. inspecione seu PRO-2000 cuidadosamente em relação a qualquer dano ocorrido no transporte ou no manuseio pelo revendedor. O seu aparelho passou por rigoroso controle de qualidade antes de ser colocado na embalagem, e portanto deixou a fábrica em perfeitas condições. Se V. S. notar qualquer dano ou irregularidade no seu aparelho, notifique o revendedor imediatamente, para que o dano seja reparado. Agradeceremos se no "CONTRATO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA GRATUITA", que deve ser devolvido à fábrica, for mencionado o estado de funcionamento e acabamento do aparelho ao chegar às suas mãos. Em qualquer caso, mencione sempre o numero do aparelho quando escrever ao fabricante sobre o mesmo. O numero está gravado na parte inferior do chassis, e é mencionado no certificado de garantia. O GRADIENTE PRO-2000 pode ser colocado sobre uma mesa, aparador, numa estante ou em qualquer móvel. Deve ficar porém, na posição horizontal, ou seja, apoiado sobre seus pés de borracha. Os pés de borracha que suportam o aparelho não devem ser retirados, pois é necessário um espaço livre sob o aparelho para permitir adequada ventilação. Os furos de ventilação na tampa superior e na inferior não devem ser obstruídos. Caso seja necessário fixar o aparelho ao móvel, deve-se utilizar os próprios orifícios dos pés de borracha, que dispõem de rosca interna. Não se pode, porém, usar parafusos mais longos que os originais. O painel frontal é ligeiramente maior que o chassis, para permitir que o aparelho seja embutido.

OPERAÇÃO Passamos a seguir às instruções de operação. Se o aparelho não tiver sido instalado pelo revendedor é necessário consultar, antes as instruções de ligação, mais a frente neste manual, no parágrafo "CONEXÕES ELÉTRICAS" (pág. 5).

Coloque todas as teclas para cima, na posição superior, exceto a chave de força. Abaixe o VOLUME (6 na fotografia), girando o "knob" para a esquerda, no sentido antihorário, até fechá-lo completamente. Coloque um disco no toca-discos, que deve estar ligado à entrada adequada, e coloque a chave SELETOR (12) na posição FONO 1. Ligue a chave de FORÇA (l na foto acima) que tem por função ligar o aparelho à corrente elétrica. Além de ligar o amplificador liga também todos os outros aparelhos cujas tomadas de corrente estejam conectadas ao amplificador. Coloque os controles de AGUDOS (4), GRAVES (5) e BALANÇO (7), aproximadamente no meio do seu curso, com o traço indicador apontado para cima. Aumente o VOLUME, girando o botão (6) gradativamente para a direita, no sentido horário. Se todas as teclas estiverem para cima, e as ligações correias, o aparelho estará funcionando. Controle o volume a seu critério. Caso o aparelho não funcione adequadamente, confira as ligações e consulte as últimas páginas, onde se encontra uma descrição dos defeitos de ligação mais comuns e sua correção.

DOS

DESCRIÇÃO DETALHADA C O N T R O L E S E SUAS FUNÇÕES
V O L U M E

Permite ajustar o nível de audição desejado, controlando os alto falantes ligados ao amplificador, assim como os fones de ouvido, se os mesmos estiverem ligados ao amplificador. Este controle não afeta as saídas de gravador.
B A L A N Ç O

Permite alterar a relação entre os volumes dos dois canais estereofónicos. Girando-se o botão para a esquerda, aumenta-se o canal A esquerdo, e diminui-se o B, direito, simultaneamente. Girando-se o botão para a direita, obtem-se o efeito inverso. O controle de balanço deve ser usado sempre que o programa estereofónico que está sendo reproduzido apresente diferenças sensíveis entre os canais, o que é relativamente comum.
G R A V E S

Este controle altera a tonalidade de reprodução, aumentando ou diminuindo o volume relativo das frequências baixas, ou notas graves. Deve ser colocado de forma a satisfazer suas exigências auditivas, embora a posição correta, que corresponde a resposta plana, seja a posição central.
A G U D O S

Tem funcionamento idêntico ao do controle de graves, porem altera as notas agudas, ou frequências altas. Sua posição normal, de resposta plana, corresponde também à posição central.
F I L T R O S

Os filtros (9) removem uma parte definida da gama musical sendo reproduzida. Embora comprometam a fidelidade, são úteis quando o programa apresenta inconvenientes que precisam ser eliminados. O filtro de agudos deve ser usado quando se reproduz discos ou fitas que apresentem excesso de chiados ou ruídos de alta frequência, ou com receptores de AM. O filtro de graves deve ser usado para diminuir os efeitos do "rumble", ou ruído de baixa frequência, oriundo de toca-discos ou gravadores. Sua. ação passará desapercebida na maioria dos programas musicais.
L O U D N E S S

As características de audição do ouvido humano são tais que, quando se reproduz um programa musical abaixo do volume normal de execução, as baixas e altas frequências são ouvidas em proporção menor; quanto mais baixo se ouvir, mais se fará sentir este efeito. Para corrigir esta sensação e tornar mais agradável a reprodução em baixos níveis, existe o controle de LOUDNESS (8). Quando acionado, introduz uma correção equivalente às curvas de audibilidade do ouvido, correção esta que diminui automaticamente ao se aumentar o volume, desaparecendo por completo a 2/3 do volume total.
S E L E T O R

Permite selecionar a fonte de programa que se deseja usar, ou seja, escolher entre AUX, (auxiliar); FONO 1 (toca-discos) 1); FONO 2j MIC (microfone) e FM. A tecla FM permite uma seleção ultra rápida de um programa frequentemente usado, como um gravador cassete, por exemplo. Recomendamos que não se mude o SELETOR de posição com o volume muito alto.

M O N I T O R Ao acionar esta tecla (10), será ligado o gravador, caso este esteja conectado à entrada correspondente, no painel traseiro. Esta posição permite ainda, quando se emprega um gravador de 3 cabeças, que se íaça monitoração do programa, que esteja sendo gravado, isto é, comparar a fonte de programa, com este mesmo programa, já gravado. A ação desta chave não altera o programa fornecido pela saída do gravador, o qual depende da posição do SELETOR. MODO Este controle (II) permite a escolha do tipo de reprodução desejada ou seja: Estereofónica normal, na posição STEREO; estereofónica invertida, na posição INVERSO; monofonica com adição dos dois canais, na posição A + B»-*A + B; e monofonica do canal A ou do canal B, nas posições A»-»-A + B e B»-^A-)-B.
F A L A N T E S

No caso de se desejar ligar dois sistemas de alto-falantes ao PRO-2000, por exemplo, quando se deseja som estereofónico em dois ambientes diferentes, estes sistemas podem ser selecionados pelas chaves de FALANTES l e II (2). Levantando-se as duas, ambos os sistemas funcionarão. Para desligar um deles, basta baixar a tecla correspondente. No caso de se desejar ouvir através de fones de ouvidos, deve-se ligá-los à tomada FONES (3), e desligar ambos os sistemas de alto-falantes, abaixando-se as duas chaves de FALANTES.
TOM

Este controle (13) retira o circuito de tonalidade de funcionamento, permitindo obter resposta absolutamente plana, independentemente da posição dos controles de GRAVES e AGUDOS. Para tanto, basta abaixá-las para a posição DÊS, obtendo-se então, resposta plana e distorção ainda menor. Na posição superior, os controles GRAVES e AGUDOS atuam normalmente.

CONEXÕES

ELÊTRICAS

CONEXÃO DE ALTO F A L A N T E S Todas as conexões de alto-falantes devem ser feitas com fio elétrico isolado comum (fio'pararelo) de bitola 18 ou mais grosso. Quando for necessário usar comprimentos grandes de fio, usar bitolas mais grossas. Não devem ser usados cabos coaxiais ou blindados, de nenhum tipo. Caso se deseje ligar apenas um sistema estereofónico de alto-falantes ao PRO-20DO, isto é, uma caixa acústica para o canal esquerdo e uma caixa para o direito, deve-se ligar o par de fios provenientes dos bornes da caixa esquerda aos bornes preto e vermelho A, do sistema de ALTO-FALANTES l (17 na fotografia acima). Da mesma forma, ligar o par de fios da caixa acústica direita aos bornes preto e vermelho B. do sistema de ALTO-FALANTES L Na hipótese de se pretender ligar outro sistema estereofónico de alto-falantes ao PRO-2000, proceder da maneira acima, porém ligando os fios da outra caixa acústica esquerda aos bornes preto e azul A do conjunto de ALTO-FALANTES II, (27 na foto), e ligar o par procedente da outra caixa direita aos bornes restantes. Em nenhum caso podem ser ligados ao PRO-2000, sistemas de alto-falantes com impedância inferior a 4 OHMS. É recomendável que antes de ligar os fios ao amplificador, verifique-se se não há curto circuito, e se a impedância global obtida não é inferior a 4 OHMS, o que equivale aproximadamente a uma resistência 3,5 OHMS. Quando forem ligados dois sistemas de alto falantes, nenhum dos dois pode ter impedância inferior a 8 OHMS. Neste caso, caixas acústicas de 4 OHMS não podem ser usadas. Os fios provenientes dos alto-falantes não podem em nenhum caso ser interligados, nem mesmo os terras, devido a ação do controle de fase. A não observância das recomendações acima causará a queima de fusíveis ou dano aos transistores de saída, e a GRADIENTE não se responsabiliza por aparelhos ligados nestas condições. Conexões impróprias de alto-falantes são a causa de quase todos os defeitos causados ao estágio de saída do amplificador. C O N E X Õ E S DE F O R Ç A Verificar se a chave seletora de tensão (23) está na posição adequada para a tensão nominal da rede local ou seja 11O Voltts ou 22O Volts. A ligação, mesmo momentânea em rede de tensão superior à indicada no seletor de tensão causará danos ao aparelho. Antes de ligar o aparelho à rede, verifique que a chave de FORÇA esteja desligada, na posição inferior. Os cordões de alimentação de toca-discos gravador, sintonizadores, etc., podem ser ligados às SAÍDAS CA (18) que fornecerão a mesma tensão que a rede local. Não se deve ultrapassar um consumo total de 200 Watts nestas tomadas. As saídas CA são comutadas pela chave de força do painel frontal e tudo o que estiver conectado a elas será desligado ao se desligar a chave de FORÇA do amplificador. Considerações sobre a tensão ou voltagem: ao contrário do que sucedia anos atrás, a voltagem nas grandes cidades do Brasil, costuma ser superior e não inferior a tensão nominal. É relativamente normal encontrarem-se tensões de até 130 Volts, durante a noite, em quase todas as cidades do Brasil. E é exatamente o excesso de tensão, e não a

6

falta, que causa problemas a aparelhos transistorizados. Em nenhum caso deve-se aplicar ao amplificador uma tensão superior a 117 Volts ou 22O Volts conforme a posição da chave (28). Se necessário, um bom regulador de voltagem, de pelo menos 300 Watts, deve ser usado. A frequência da rede, ou ciclagem, 50 ou 60 Hz, é irrelevante para o funcionamento do amplificador. Como um dos poios da rede elétrica é aterrado, deve-se procurar inverter a posição da tomada de força do amplificador e toca-discos para procurar qual das duas posições permite obter o mínimo de zumbido, quando o volume é aberto. C O N E X Õ E S DE S I N A L Todas as conexões de sinal, ou seja, de toca-discos, gravadores, etc., devem ser feitas com cabo blindado, ou shieldado, evitando-se comprimentos desnecessários nos cabos, sobretudo no caso dos toca-discos. As tomadas estão agrupadas em pares estereofónicos, devendo o canal A ou esquerdo (nos aparelhos importados, marcados com L ou "left") ser ligado as entradas A, que são as do lado de cima em cada par. Não deve ser usado cabo blindado desencapado, pois o mesmo aumenta o zumbido e a possibilidade de curtos. Deve-se verificar que as tomadas estejam corretamente soldadas aos cabos, pois contatos deficientes nos cabos e tomadas causam defeitos intermitentes ao sistema, que são difíceis de localizar. Todas as conexões de sinal só devem ser feitas com o volume a zero ou com os sistemas de falantes desligados pois devido a grande potência de PRO-2000 o ruído de ligação poderá danificar os alto-falantes. FONO l E F O N O II São tomadas (20) destinadas à ligação de toca-discos, quando munidos de cápsulas magnéticas. Os cabos provenientes do toca-discos devem ser ligados à tomada marcada FONO l e as do segundo toca-discos, se houver, a FONO II. A sensibilidade das duas entradas de fono são ajustadas pela chave SENS (19), o que deve ser feito ouvindo-se um disco com passagens altas e verificando-se qual a posição satisfatória. O PRO-2000 não tem entrada para cápsulas de cerâmica ou cristal, pois estes tipos não são compatíveis com o amplificador. O fio terra proveniente do toca-discos deve ser ligado ao borne de terra (23), para diminuir o zumbido. Em casos críticos de zumbido persistente, este borne de terra deve ser ligado, através de um fio 18, pelo menos, a um ponto de terra real, como uma torneira, para-raios, estrutura metálica de edifício ou outro, conveniente.
!

FM Este par de tomadas (22) destina-se à ligação do sintonizador de FM. Trata-se de uma entrada de linha, e qualquer sinal de alto nível, como gravador ou sintonizador AM, poderá ser conectado a ela. AUX Trata-se (21) de outra entrada de linha, destinando-se à ligação de gravador em instalação que usar mais de um, ou de sintonizador AM, etc. MIC Estas tomadas (33) destinam-se a ligação de microfones, que devem ser do tipo dinâmico, de baixa impedância, não sendo adequados os tipos de cristal. Podem ser ligados microfones cuja impedância esteja entre 50 e 800 OHMS.

LIGAÇÃO DE GRAVADOR O gravador, embora possa ser ligado, a qualquer das entradas de linha, deve ser preferencialmente conectado ligando-se a SAÍDA do gravador (préamp out put, line out put) à entrada MONITOR (16) do seu PRO-2000. A seguir, deve-se ligar a ENTRADA do gravador (LINE INPUT, AUX. INPUT, RÁDIO) a uma das SAÍDAS para GRAVADOR (15) do seu PRO-2000. Outro par de SAÍDAS de GRAVADOR fica ainda disponível para conexão de outro gravador. É importante lembrar-se de ligar a tomada A do amplificador com a tomada A (ou L, "left") do gravador, de forma a evitar a inversão dos canais esquerdo e direito.

A ligação de gravador pode também ser feita, mais simplesmente, através da tomada DIN (14), o que permite realizar conexão elétrica idêntica a anterior através de um só cabo, deixando livres as duas saídas de gravador, que poderão ser usadas para outros fins. Em qualquer caso, deve íicar claro que as SAÍDAS de GRAVADOR não são influenciadas pelos controles do amplificador, a exceção do seletor. Assim, VOLUME, GRAVES, AGUDOS, FILTROS, MODO, etc., não afetam o sinal que esteja sendo gravado. Caso se deseje, por motivo especial, alterar o sinal sendo gravado, deve-se conectar a entrada do gravador à SAÍDA PRÉ-AMP (24), na qual todos os controles interferem. Este não é, porem, o procedimento normal. SAÍDA PRÉ-AMP.

A saída PRÉ-AMP (24) serve também para conexão de amplificadores de potência auxiliares. Toda vez que for necessário usar mais amplificadores, como na sonorização de diversos ambientes, a ligação através da SAÍDA PRÉ-AMP permite seu controle através do PRQ-2000. Desta forma é possível controlar pelo painel do PRO-2000 um conjunto de amplificadores de potência muito superior a potência do PRO-2000.

CONEXÃO EXTERNA DO AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA O PRO-2000 faculta ainda, através da ENTRADA AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA (25), e da chave DIREITO/EXTERNO (26) o acesso externo à ligação entre o amplificador de potência e o pré-amplificador. A chave deve ficar normalmente na posição DIRETO, pois de outra forma a ligação é interrompida e o aparelho não funcionará. Caso se deseje usar, por exemplo, reverberadores, câmaras de eco, equalizadores externos ou divisores de frequência eletronicos, basta colocar a chave na posição EXTERNO e retirar o sinal pela SAÍDA PRÉ-AMP (24), passar pelo dispositivo externo que está sendo ligado, e voltar ao amplificador do PRO-2000 pela ENTRADA AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA (25). P R O T E Ç À O O PRO-2000, além do seu circuito de proteção automático, interno ao aparelho, dispõe de três fuzíyeis (29, 30, 31). O fuzível (SI), de 4 amperes, protege todo o aparelho, à exceção das SAÍDAS CA, e quando estiver queimado, a lâmpada piloto não se acenderá. Os fuzíveis (29, 30), de 4 amperes, protegem cada um dos canais de saída, e quando queimados interrompem o canal correspondente. Caso verifique a queima de fuzíveis, eles devem ser substituídos por outros exatamente do mesmo valor. Os fuzíveis devem ser trocados com o aparelho desligado. A queima sucessiva de fuzíveis é um sintoma de alguma anormalidade da ligação ou no funcionamento do aparelho. O circuito de proteção interno deve encarregar-se da maior parte da tarefa de proteção. Portanto a queima de fuzíveis é sintoma de alguma das seguintes irregularidades. a) Curto-circuito nos fios de conexão ou nas caixas acústicas. É bastante comum ocorrer este tipo de defeito. Um alto-falante defeituoso pode algumas vezes causar curto-circuitos intermitentes que acabarão por danificar o aparelho. Deve-se procurar fazer um serviço adequado de instalação das caixas acústicas, usando terminais apropriados e conexões bem isoladas, para assegurar contato elétrico firme, e diminuir os riscos de curto-circuito. Recomendamos não efetuar ligações ou modificações nas ligações com o aparelho ligado. b) Impedância de carga baixa demais nas saídas de falantes. Como já foi dito antes, a impedância global em cada canal não pode em nenhuma hipótese ser inferior a 4 OHMS. ALTO-FALANTES NÃO PODEM SER LIGADOS EM PARALELO sem que a impedância seja medida ou calculada. (Cada vez que se ligam em paralelo duas cargas de mesma impedância. a carga resultante tem a metade da impedância original). Procure utilizar somente caixas acústicas completas fabricadas por Empresas responsáveis. A adição de "tweeters" alto-falantes de extensão, etc., geralmente cria mais problemas que vantagens. O estágio de saída do PRO-2000, como de todos os aparelhos de alta classe, será grandemente danificado se estas condições não forem observadas. c) Tensão de alimentação muito alta. A voltagem da rede deve ser controlada e nunca deve ultrapassar 117/220 Volts, conforme posição de (28). Caso haja queima de íuzíveis é conveniente verificar a tensão, de preferencia na mesma hora do dia em que o defeito ocorreu. Caso necessário, deve ser usado um regulador de voltagem. d) Ligações de sinal, como por exemplo a conexão de um toca-discos, com o aparelho ligado e o volume alto. O transiente de sinal ultrapassará de muito a potência nominal do amplificador e pode danificar os alto-falantes, ocasionando também a queima de fuzíveis. A observância destas simples medidas assegurará um funcionamento adequado do seu PRO-2000, reduzindo de muitos a ocorrência de defeitos. FASE DOS A L T O - F A L A N T E S A fase dos alto-falantes do sistema (I) é modificada, O ou 180 graus, pelo controle de FASE (32). O seguinte procedimento deve ser seguido para determinar a fase correia. Coloca-se um programa com voz masculina (disco, por exemplo), com a chave de MODO na posição MONO, e ficando-se num ponto entre as duas caixas acústicas, deve-se verificar qual das duas posições permite obter melhor resposta de graves. Nesta posição os allo-falantes estão em fase, e a voz deve provir de um ponto entre as caixas, e não de dois ponto separados. A fase pode também ser modificada invertendo-se a ligação dos dois fios de uma das caixas acústicas. Caso se tenha certeza que o terminal vermelho da caixa acústica foi ligado ao vermelho do amplificador, e idem para o preto nos dois canais o controle deve ser deixado na posição "O", pois os alto-falantes estarão em fase.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GARANTIA
No caso de haver queima constante de luzíveis, ou qualquer outro defeito que pareça provir do aparelho, o mesmo deve ser enviado ao posto autorizado de Assistência Técnica mais próximo, ou remetido ao revendedor, que providenciará o conserto do aparelho. Em geral, todos os revendedores GRADIENTE terão prazer em atende-lo também no que se refere a Assistência Técnica, e receberão seu aparelho para conserto. No caso de se tratar de conserto em garantia, somente serão cobrados frete e a embalagem, quando estas despesas ocorrerem. É de importância fundamental que os reparos, mesmo fora do período de Garantia sejam confiados à Assistência Técnica autorizada GRADIENTE. Reparos impróprios podem perturbar seu funcionamento, ou danificar grande parte de seus componentes. Os postos de serviço autorizado são amparados pelo fabricante, dispondo de esquemas, manuais de serviço e peças originais de reposição, além de conhecerem intimamente os aparelhos da linha GRADIENTE. Seu aparelho será recolocado em perfeitas condições de funcionamento pelo mínimo custo. Durante o período de garantia, consertos ou alterações efetuados fora dos postos de Assistência Técnica autorizada cancelam totalmente nossas responsabilidades. A garantia somente será honrada quando respeitadas as condições expressas no CERTIFICADO DE GARANTIA e no CONTRATO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA GRATUITA, anexos. V. S. adquiriu um amplificador que incorpora todos os aperfeiçoamentos da tecnologia atual cuidadosamente fabricado pela Empresa líder deste campo no Brasil, empenhada em fabricar aparelhos que representam o máximo em desempenho, confiabilidade e acabamento. Esperamos que seu PRO-2000 corresponda ao esforço despendido no seu projeío e fabricação, e venha servi-lo adequadamente por muitos anos. Caso porém, haja algum defeito ou imperfeição, não hesite em escrever-nos para a Caixa Postal 30.318, São Paulo, mencionando o número de seu aparelho e o problema existente.

10

DEFEITO
Lâmpada piloto não acende

C A U S A S E SUA C O R R E Ç À O
Toca-discos, gravadores, etc. não acendem Toca-discos, etc. funcionam, mas o amplificador não O aparelho funciona normalmente Verifique se o aparelho está ligado à tomada de FORÇA Trocar o fuzível maior

Trocar a lâmpada piloto

Lâmpada piloto acende, mas o amplificador não funciona corretamente

Nenhuma das entradas e nenhum dos canais funciona

Verifique a chave 110-220 Verifique a chave EXTERNO/DIRETO que deve ficar em DIRETO Coloque todas as chaves na posição superior Verifique as ligações de sinal Verifique os dois luzíveis menores

Um dos canais não funciona em todas as entradas

Verifique as ligações da caixa acústica que não funciona. Troque o fuzível menor correspondente ao canal que não funciona. Verifique se os cabos ligados à SAÍDA de gravador e saída pré não estão em curto: Desligue-os e experimente. Inverta as caixas acústicas, esquerda com direita. Verifique se a chave FASE está num dos extremos do seu curso, e não numa posição intermediária.

Um dos canais não funciona em uma das entradas

Verifique se não há curtos nos cabos de sinal, e inverta sua posição (A com B) se o defeito mudar de canal, o problema não é com o amplificador. Se o programa for monoaural, como um receptor de AM, é normal que só um dos canais funcione. ABAIXE as chaves de MODO para MONO, e ambos os canais funcionarão.

Quando se coloca a chave de MODO na posição Mono, o amplificador deixa de funcionar

Nas entradas de FONO

As ligações da cápsula estão invertidas. Verifique a posição correia e altera as ligações, este defeito é sempre causado por erros na ligação da cápsula.

11
DEFEITO Os fuzíveis queimam C A U S A S E SUA C O R R E Ç À O
Somente em uma das posições da chave de FASE Somente o de um dos canais A ligação das caixas acústicas está errada. Os fios terra não podem ser interligados. Veriíique as ligações de falantes deste canal. Se houver mais de uma caixa acústica ligada a este canal, desligue as outras e experimente com apenas uma. Se tiver divisores de frequência externos, desligue-os. Se o defeito cessar, estas ligações estão erradas. Verifique se a tensão da rede é adequada para o amplificador. Use um regulador de voltagem, se necessário, lembrando-se que a tensão não pode ser maior que 117-220 Volts, conforme a posição da chave (28). Verifique se os fuzíveis tem a corrente certa, de acordo com o manual de instruções. Não use f u z í v e i s maiores ou menores.

Esporadicamente

Há zumbido excessivo

Nas entradas de FONO

Verifique se a ligação está correia. Deve haver independentes ligados a parados do fio terra do

da cápsula quatro fios mesma, setoca-discos.

Verifique a ligação do fio terra do toca-discos, que deve sempre ser ligado. Inverta a posição das tomadas de FORÇA do amplificador e depois do toca-discos. Experimente mudar o lugar do tocadiscos com relação ao amplificador, e afastar os fios de força e de falantes do cabo de sinal do tocadiscos. Experimente ligar o amplificador a ura terra verdadeiro (torneira, etc.). Nas outras entradas Desligue o cabo de sinal da entrada que zumbe, e aumente o volume. Se o zumbido desaparecer o problema não é do amplificador. Experimente as mesmas providencias aconselhadas acima, em relação aos toca-discos. Experimente ligar o amplificador a um terra verdadeiro. Experimente alterar a disposição e o comprimento dos cabos de ligação da entrada com problema.

O amplificador capta estações de Rádio ou T. V. ou uma série de três tons consecutivos, causados pelo sistema BIP

Em algumas ou todas as entradas Este problema é causado por campos de rádio e frequência criados por transmissores imperfeitamente ligados ou muito próximos. Caso o problema seja impossível de eliminar pelas medidas ao lado, é necessário incorporar ao amplificador um filtro adequado.

Se se tratar de Rádio amador identificável, procure-o e exponha o problema. Algumas medidas no transmissor podem resolver o problema.

12

DEFEITO Distorção

C A U S A S E SUA C O R R E Ç À O
Aparece somente numa das entradas Provavelmente o defeito é da fonte de programa Se dispuzer de outra, troque e verifique. Verifique o estado da cápsula, e experimente com discos novos bem gravados. Verifique a pressão e o estado da agulha. Limpe a agulha, pois sujeira pode causar o problema. Se houver saturação, isto é, muito volume com distorção, tente ajustar a chave de sensibilidade. Se o defeito persistir, provavelmente a cápsula utilizada é de cerâmica ou cristal, e incompatível com o PRÓ 2000. Somente num dos canais em todas as entradas Inverta as caixas acústicas, esquerda por direita. Se o defeito acompanhar a caixa, o defeito está nela o« na sua ligação. Verifique se a fonte de programa tem especificações combatíveis com o amplificador. Alguns gravadores CASSETE, por exemplo, tem impedância e nível de saída fora das normas internacionais de alta fidelidade. É necessário usar um cabo com atenuação ou adaptar o amplificador ou a fonte de programa. E necessário limpar as cabeças do gravador, de acordo com o indicado por seu fabricante, É necessário também, uma vez por ano, verificar o alinhamento e desmagnetizar as cabeças. Com raríssimas exeeções é indispensável ao bom funcionamento do receptor de FM a ligação de uma antena externa adequada, instalada por pessoal habilitado. A GRADIENTE poderá sugerir-lhe, mediante uma descrição do seu problema, um tipo de antena que possa resolvê-lo.

Na entrada de FONO

Somente com uma das fontes de programa

Som deficiente, com distorção e falta de agudos

Na entrada de gravador

Na entrada de FM

Se tentadas as correções acima, o defeito persistir e parecer ser causado pelo amplificador, faça uma descrição tão detalhada quanto possível do defeito e leve o aparelho com a descrição para o posto de serviço autorizado mais próximo, ou revendedor que o atendeu. É indispensável, para que haja uma correção perfeita do defeito encontrado, que o mesmo seja descrito com detalhes a quem receber o aparelho.

POSTOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
GRADIENTE ELETRÔNICA S.A. - DEPARTAMENTO CENTRAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA avenida rebouças, n.° 3073 - telefones: 80-1273 - 80-3129 e 81-8395 - são paulo - capital serviços autorizados: SÃO PAULO: Santos: Ribeirão Preto: Araraquara: Pres. Prudente: Ourinhos: Bauru: Campinas: PARANÁ: CURITIBA: Londrina: Maringá: Ponta Grossa: POLITÉCNICA COMERCIAL LTDA. · rua visconde do rio branco, n9 243 - tel. 24-2511 (PABX) ELETRÔNICA NOVO MUNDO LTDA. rua pref. hugo cabral, n9 403 - tel. 22-5304 OSATO & FILHOS LTDA. rua joubert de carvalho, n9 372 SOMTEL PUBLICIDADE E PROMOÇÕES rua balduino taques, n 9 1242 MORAES ELETRÔNICA rua almeida de morais, n 9 17Q-- tel. 3-6034 FALCÃO ELETRÔNICA rua américo brasiliense, n9 312 - tel. 34-0944 GUILHERME VON POELHSITIZ rua padre duarte, n9 1416 SONOTEC ELETRÔNICA LTDA. rua josé foz, n9 497 SCAR COM. REPRES. DE APARELHOS ELtTRÔNICOS rua antonio carlos mori, n 9 114 - tel. 2654 SIQUEIRA & LEÃO LTDA. av. rodrigues alves, n9 3-50 - tel. 2-6640 MASEAL ELETRÔNICA LTDA. rua pedro alvares cabral, n9 428 - tel. 9-8566 RIO GRANDE DO SUL: PORTO ALEGRE: RIO DE JANEIRO: Botafogo: GRADIENTE ELETRÔNICA S.A. (FILIAL RIO) rua martins ferreira, n9 75 tels. 226-2043 - 266-5072 - 226-9942 RUBEM BARRISCO DICKIE rua são luiz, n 9 161 - loja 3

MINAS GERAIS: B. HORIZONTE: JOSÉ MARIA A. MOREIRA rua são paulo, n? 2159 - tels. 35-6416 - 35-6476

Govern.Valadares: DILZON PRUDENTE rua peçanha, n9 304 BAHIA: SALVADOR: TECTRONIC COM. l NO. E REPRES. LTDA. rua da mouraria, n° 110 - tel. 3-0862

DISTRITO FEDERAL: BRASÍLIA: J. TA VARES DA SILVA som tel - cls - 109 bloco b - loja 38 sub-sôlo

íel. 43-8978
PERNAMBUCO: RECIFE: CEARÁ: FORTALEZA: PARÁ: BELÉM: M. PEIXOTO DA COSTA travessa frutuoso guimarães, n° 738 G.H. CAVALCANTI avenida duque de caxias, n9 68 AUDIO TÉCNICA LTDA. rua da concórdia, n9 915 - tel. 24-3327 - 24-6639

SANTA CATARINA: FLORIANÓPOLIS: ELETRÔNICA AURO IND. E COM. LTDA.

rua fúlvio aducci, n9 683
Blumenau: GUILHERME KISTNER rua são p^ulo, n9 3133 - tel. 22-0580 MARSOL IND. E.COM. EQUIPS. ELETRÔNICOS LTDA. rua manuel vieira gârcão, h9 44 EMÍLIO MAXSTOCKrua luiz niemeyer, n9 220 - tel.' 3355 -

Itajaí: Joinville:

gradiente